quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Falta de diálogo pode gerar atitudes trágicas

"Garota que namorava escondida é espancada pelos pais e morre em SP
Menina de 15 anos passou mal durante a madrugada em Cafelândia.
Pai foi preso e mãe, internada em hospital em estado grave."
Clique aqui e veja matéria na íntegra

O que você acabou de ler diz respeito a uma chamada que está circulando em grandes veículos de comunicação do Brasil nesta quarta-feira (24). Matérias com essas me deixam indignada porque apontam uma realidade cruel que cerca muitas famílias, de várias camadas sociais. Infelizmente o sentimento de orfandade tem imperado - existem muitas famílias que convivem com o inimigo dentro da própria casa. Há uma tremenda confusão entre controlar e cuidar. As "verdades" de cada um geralmente são enfatizadas para justificar que o outro precisa de conserto, porém, muitos pais estão desesperadamente sem rumo no trato com seus filhos.Como cobrar de nossos jovens o que nós, adultos, não temos? Esse é o grande motivo dos desajustes pessoais, familiares e sociais. O que você acha disso tudo? Comente, dê a sua opinião.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Você investe de forma correta o seu tempo?


Um menino, com voz tímida e os olhos cheios de admiração, pergunta ao pai:
- Papai! Quanto o senhor ganha por hora?
Espantado com a inesperada pergunta, o pai responde asperamente:
- Escuta aqui meu filho, isso nem a sua mãe sabe! Não amole, estou cansado! Mas o filho insiste:
- Papai, por favor, diga quanto o senhor ganha por hora? Procurando controlar a raiva, o pai responde rispidamente:
- Três reais por hora.
- Então, papai, o senhor me poderia me emprestar um real? Irado e tratando o filho com brutalidade, respondeu:
- Então era essa a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais, menino aproveitador!
Já era tarde quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisasse comprar algo. Querendo descarregar sua consciência, ele foi ao quarto do menino e, em voz baixa perguntou:
- Filho, está dormindo?
- Não papai, respondeu sonolento.
- Aqui está o dinheiro que me pediu, falou o pai.
- Muito obrigado, papai, disse o filho, levantando-se e retirando mais dois reais de uma caixinha que estava debaixo da cama. Agora já completei, Papai!
Tenho três reais. O senhor poderia me vender uma hora de seu tempo?


Autor desconhecido - Artigo extraído do livro "A juventude nuca fica órfã"

domingo, 14 de novembro de 2010

Programa Última Palavra dá enfoque às abordagens do livro “A juventude nunca fica órfã”

A apresentadora Priscilla Cestare decidiu que o programa desse dia não teria intervalo. “Quero aproveitar todo o tempo para tratar sobre esse assunto tão relevante”. Você pode conferir agora como foi a entrevista.
    

Jogo virtual ensinará meninas a dizer “não” para relação sexual precoce

Cientistas da Universidade da Flórida Central (UFC) estão criando um jogo virtual para ensinar as meninas a dizerem "não" às relações sexuais precoces. O jogo, que se encontra em sua fase final de produção, utilizará avatares e personagens virtuais que vão interagir com as meninas em cenários que simularão situações reais e comuns entre estudantes, como as salas de aulas, o ginásio e o refeitório. O jogo não contém educação sexual e poderá ser utilizado em escolas bibliotecas e instituições religiosas. Fonte: Folha de S.Paulo.   Clique aqui e veja matéria na íntegra.

Na íntegra, entrevista sobre o livro “A juventude nunca fica órfã”, no Mulheres em Foco

 

 

 

Agora você pode ver na íntegra a entrevista de Vanusa Santos, sobre o livro “A juventude nunca fica órfã”, no Programa Mulheres em Foco, na Record News. A repercussão da matéria foi muito boa. A própria emissora decidiu reprisar o programa. Veja, analise e comente. Precisamos abrir canais para tratar e encontrar caminhos que coloque a juventude na contramão da marginalidade e tantos outros perigos sociais.

domingo, 31 de outubro de 2010

Talento é talento e ponto final!

Com uma sensibilidade extraordinária, Dirceu Garcia, um talentoso ilustrador ainda pouco conhecido, criou todas as ilustrações do livro “A juventude nunca fica órfã”. Cada imagem fala por si! Excelente trabalho que rendeu exposição na Bienal do Livro 2010.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Adolescentes “pererecas” de Brasília retratam a decadência da juventude

Divulgada esta semana, operação da Polícia Civil do Distrito Federal que interrompeu festa regada com sexo e drogas ao ar livre em Brasília. As cenas veiculadas em matéria de uma conceituada revista eletrônica chocam. Jovens fumando, bebendo, se drogando e oferecendo seu próprio corpo como produto barato em troca de uma porção de uísque, cocaína ou maconha. Sem constrangimentos, adolescentes assumem o apelido de “pererecas” (que absurdo)! Elas se colocam em posições vexatórias para fazer sexo oral nos rapazes – uma verdadeira orgia!

Matérias como essa retratam uma realidade que está em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, no meu e no seu bairro... Na porta da nossa casa. Fiquei a semana inteira com meus pensamentos voltados para esse fato - um misto de inconformismo e revolta se remexe no meu íntimo. Confesso que só consegui amenizar esse sentimento após ter participado ontem (23/09, quinta-feira) de uma reunião de jovens que conseguem perceber que as atrações que existem nas baladas, no consumismo, na competição desenfreada, no “viva hoje intensamente”, sem pensar em conseqüências, não são apropriadas para eles.

É realmente pertinente dizermos que a “juventude nunca fica órfã”. Tem muita gente ruim, perversa, sem caráter conseguindo conquistar a atenção de uma juventude cheia de potencial. A juventude tem extravasado suas inseguranças de forma insensível, leviana e arrogante por consequência de um fator que a sociedade faz vistas grossas. A pergunta é: como pode a nova geração ser íntegra, dócil, disciplinada e amorosa se não reconhece nos adultos esses atributos?

Se você não viu a matéria, clique aqui! Veja, analise e tire suas próprias conclusões.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

“A Juventude nunca fica órfã” no Mulheres em Foco

Este apenas a última parte da entrevista. Tão logo chegue às minhas mãos a entrevista inteira eu disponibilizo no Blog também.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A juventude nunca fica órfã

capa imprensa

“Agora eu sei porque a senhora está tratando a gente diferente”.

Confesso que fiquei muito feliz quando escutei que esse foi o comentário de uma pré-adolescente de 12 anos que, ao perceber que sua mãe estava com um comportamento mais tolerante com os filhos, foi buscar a causa e encontrou o livro “A juventude nunca fica órfã” na bolsa da mãe. Dou graças a Deus por isso!

Na contracapa do livro está escrito que muitas vezes incompreendida, a juventude tem extravasado suas inseguranças de forma insensível, agressiva e arrogante. Por outro lado, como pode a nova geração ser dócil, disciplinada e amorosa se não reconhece nos adultos esses atributos? Os adultos têm oferecido ao jovem o que ele realmente precisa ou, por sentimento de culpa, somente realizado seus caprichos? Por que tantos adultos se mantêm no pedestal do autoritarismo e da incompreensão?
Numa abordagem descontraída e instigante, A juventude nunca fica órfã propõe uma intrigante reflexão: o adolescente que você foi se orgulha do adulto que se tornou? E você, adolescente, tem feito por onde conquistar o que precisa e deseja?
Este livro é um alerta com altas doses de esperança. Vivemos numa época em que o mundo nos encoraja ao individualismo e ao egoísmo com relação ao nosso tempo, nossos sentimentos e nossos bens. O resultado é um sério conflito entre gerações pairando no ar e a juventude cada vez mais carente de amor, o verdadeiro amor - paciente, bondoso, solidário.
Longe de ser um apanhado de pesquisas e estatísticas, A juventude nunca fica órfã apresenta histórias reais e associações inusitadas que traduzem sentimentos, angústias, medos, perspectivas e anseios que atormentam o coração de adolescentes e jovens. Mas, mais importante que todo o contexto assustador, o livro mostra que há uma saída - o reconhecimento do verdadeiro Pai e, consequentemente, a paternidade adotiva.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O outro lado da meia-noite

Na semana passada (19/08), o repórter Roberto Cabrini apresentou no Programa Conexão Repórter (SBT), um tema muito interessante sobre a vida “obscura” que muitos jovens têm vivido à margem de tudo o que acontece na sociedade – um belo trabalho do Conexão! Ao ver um trecho da matéria no Blog do programa eu não pude deixar de fazer um comentário. A juventude está desesperada por algo que preencha o vazio que se instalou no seu coração e a matéria traduz pontos importantes que têm levado tantas crianças, jovens e adolescentes à destruição. Encontramos muitos jovens em busca de seu super-herói e, por falta de um relacionamento sadio com adultos que sejam modelos para uma construção de identidade baseada no respeito mútuo, eles têm sido seduzidos por interesses subversivos que levam apenas à uma vida sem expectativas! Mas existe um caminho e ele não está alicerçado em políticas públicas... o amor, a compaixão e o respeito estão concentrados na única saída... A saída é Jesus Cristo. Blog do Conexão Repórter

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Hoje, “ficar” vai muito além de beijos e abraços

Certa noite, após ministrar uma palestra sobre relacionamento pais e filhos adolescentes, num seminário sobre relacionamento conjugal, um jovem casal me procurou para dizer que estava surpreso com as minhas colocações. Eles, uma garota de 17 e o rapaz com 19 anos, comentaram que era a primeira vez que escutavam um adulto falar de forma tão apropriada sobre os sentimentos dos jovens. Fiquei feliz com o comentário, mas entrei em alerta porque senti que aqueles dois eram fontes riquíssimas de experiências – e estava certa.
Além de confirmar todas as situações que eles já viveram e também experiências de seus amigos, cheguei à conclusão que ainda desconheço muitas coisas. Num determinado capítulo do livro “A juventude nunca fica órfã” eu coloco que hoje “ficar” entre os jovens vai mais além de beijos e abraços. O que me deixou literalmente de boca aberta nessa conversa é que naturalmente eles “acrescentaram” que existem grupos de jovens que se dispõem a ter relacionamento sexual com quem surgir à frente. “Tia, eu já transei com sete caras, mas, tenho amigas, de 14 anos, que transam isso numa noite...” Com essa revelação quase caí! Lembre-se que essa é a afirmação de uma garota de 17 anos.
Procurei saber um pouco sobre a estrutura familiar das tais amigas da garota. Não foi surpresa saber que “não existe estrutura”. Essas meninas não têm quem possa impedir que a promiscuidade aconteça. Muitas delas são frutos de relacionamentos casuais, sem vínculos afetivos. Essas garotas buscam algum tipo de apoio emocional e, como não existe coração órfão, elas encontraram refúgio nos relacionamentos sem nenhum compromisso ou cuidado. Pelo menos nos momentos de badalação, elas têm quem cuide, proteja e dê o mínimo de carinho. Depois? Depois segue-se uma busca desenfreada que lança em cada novo relacionamento a possibilidade de surgir um “príncipe encantado”.... Mas, o que elas realmente querem é a proteção, carinho e cuidado de um amor incondicional, o amor de pai e mãe biológicos ou afetivos. Essa é a realidade de uma juventude carente que GRITA por socorro! E o que você vai fazer para mudar essa situação?

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Imagens que falam por si!


Quando vi essa imagem (infelizmente não encontrei o nome do autor), não pude deixar de lembrar do conteúdo do livro “A juventude nunca fica órfã”! Muitos adolescentes e jovens estão nos lares, nas ruas, nas escolas, nas igrejas e, de forma muito sutil, forças subversivas os cercam e tentam levá-los para caminhos obscuros! Isso é assustador, mas um fato real e cada vez mais evidente na nossa sociedade! A juventude precisa ser bem orientada e cercada de muito amor! Muito vezes incompreendida, ela tem extravasado suas inseguranças de forma insensata, agressiva e arrogante. Mas, como ser dócil, disciplinada e amorosa se não reconhece nos adultos esses atributos?

Faça parte da nossa Comunidade